quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quinta-feira da Semana Santa – Missa da Ceia do Senhor

Quinta-feira da Semana Santa – Missa da Ceia do Senhor

1.                  Informações básicas
-Entrega do Senhor na Ceia Pascal.
- Oração –  O Pai nos reúne na Santa Ceia
- Leituras: Ex 12,1-8.11-14; Sl 115; 1 Cor 11, 23-26, Jo 13, 1-15

Três temas fundamentais – Mandamento novo, Instituição da Eucaristia e Instituição do Sacerdócio ministerial. Porém em ambiente da paixão do Senhor.

BREVE HOMILIA

2. Esquemas

1º Esquema
Amou-os até o fim. Deus quer que o homem se salve, porém essa salvação vem até nós pela celebração do evento da Páscoa, da Eucaristia na segunda leitura e por fim esse amor de Deus que nos salva nos quer aberto a essa salvação e quer que levemos essa salvação aos outros. Salvação que é celebrada ao levantarmos o cálice do Senhor.


2º Esquema
Fazei o que eu fiz... naquela ceia o Senhor se doa na Eucaristia, o lavar os pés do Senhor continua, e fazemos memória dessa libertação na Santa Ceia, a Santa Missa, o sacerdócio ministério é esse associar-se ao Cristo que lava os pés, estar a serviço para que o Povo de Deus possa ser assumido na Entrega o Senhor. Aquele que continua a elevar o cálice continua a obra salvadora do Senhor.

3º Esquema

Todas as vezes que comerdes.... É hoje que o Senhor se entrega nas espécies de pão e de vinho, é hoje a ceia pascal da Aliança Eterna, por isso somos chamados a fazer memória dessa entrega e comer o pão consagrado e nos associar à sua Paixão para chegarmos à sua ressureição. Para que assim possamos, com o auxílio da sua graça lavar os pés uns dos outros sermos verdadeiros servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário