domingo, 4 de setembro de 2016

28º Domingo do Tempo Comum C

28º Domingo do Tempo Comum C

1. Informações básicas
- Agradecer a Deus
- Oração – Que a graça de Deus nos preceda.
-  2Rs 5,14-17; Sl 97; 2Tm 2,8-13; Lc 17, 11-19



1º Esquema
“Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados”... Os leprosos, sob a ordem de Jesus, caminham para cumprir a lei que ordena àqueles que foram purificados se apresentarem aos sacerdotes, nesse caminhar a cura acontece de forma gratuita, da mesma forma Naamã é curado não por fazer coisas difíceis mas por obedecer a voz de Eliseu, essa gratuidade suprema de Deus provoca no coração verdadeiramente humano uma atitude de agradecimento. São Paulo também experimenta a gratuidade da salvação de Deus, por isso com gratidão a Deus sofre pela salvação de todos, que nós também conheçamos, no sentido de experimentar a salvação para que agradecidos louvemos a Deus.

2º esquema
“Atirou-se  aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu”... O ser humano quer vida e mais vida, por isso o leproso que está totalmente excluído da vida em comunidade e atentado em sua própria existência, ao ser reintegrado por Jesus, faz uma atitude de agradecimento e até adoração, reconhecendo em Jesus o verdadeiro sacerdote. Naamã, a partir de sua mentalidade, quer também recompensar o profeta, e este o exorta a agradecer a Deus, e Naamã o faz propondo-se a ser um adorador de Deus, São Paulo vai além e transforma seu agradecimento em ser canal da salvação “para que eles também alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. Que nós também agradeçamos ao Senhor através de nossos lábios, num cântico novo, mas que também nosso agradecimento seja levar a salvação a todas as nações.

3º esquema

“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou!”... O agradecimento do leproso curado, o leva a reconhecer que Jesus é o salvador, essa fé expectante e agradecida abre as portas de seu coração para adorar a Deus e dar glória ao Senhor, e assim experimentar a salvação, da mesma forma Naamã é transformado não somente corporalmente pela cura da lepra, mas se torna um servo de Deus, que quer oferecer sacrifícios ao Senhor Deus, São Paulo de perseguidor torna-se perseguido e prisioneiro por causa de Deus, e canal da salvação, que nós também sejamos agradecidos ao Senhor e que o Senhor nos faça conhecer a sua salvação como ao mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário