quinta-feira, 9 de junho de 2016

20º Domingo do Tempo Comum C

20º Domingo do Tempo Comum C

1. Informações básicas
- Vim trazer a divisão.
- Oração – Acender em nossos corações a chama da caridade.
-  Jr 38,4-6.8-10; Sl 39; Hb 12, 1-4; Lc 12, 49-53.

1º Esquema
Eu vim para lançar fogo sobre a terra. O fogo é o que purifica, e faz com que a verdade apareça, passar pelo cadinho é isso. A Palavra de Jesus é para isso mesmo para purificar e trazer a verdade que liberta (cf. Jo 8, 32). E isso traz divisões, como é mostrado num caso concreto da primeira leitura, o profeta Jeremias prega a verdade sobre o exílio como consequência do pecado, isso irrita os poderosos da época e ele paga o preço pela verdade. Nós também, como cristãos, temos que arcar com o preço da verdade e perseverar no combate que nos é proposto e que o Senhor firme nossos passos nessa luta.

2º esquema
Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra. Ansioso, angustiado, no literal tomar bem à mão, assim Jesus quer o batismo da cruz, se entregar totalmente ao testemunho da verdade que vem trazer a salvação aos seres humanos. Jeremias também se imola num martírio branco, sendo preso, pelo testemunho da verdade sobre os pecados do povo e o consequente exílio e nós também devemos lutar até o sangue na nossa luta contra o pecado para dar testemunho pleno da verdade da palavra de Jesus, e como ele suportar a cruz e a infâmia, que o Senhor venha em nosso auxílio com a sua graça para que possamos testemunhar.

3º esquema

Não vim trazer a paz, mas a divisão. Estranho para alguns, Jesus que tanto fala em paz, e a oferece depois da ressurreição vem dizer que vem trazer a divisão e não a paz. A paz é fruto da graça de Deus no coração dos homens, porém essa graça não é aceita por muitas pessoas e aí surge a divisão, inclusive entre famílias. A presença de Deus em nós incomoda pessoas, como no caso de Jeremias que pregou a verdade contra todos e desagradou a muitos, porém foi até o fim. Nós também não devemos recuar perante a cruz que devemos carregar e as divisões que causa a verdade, porém lutar até o fim, com a graça do auxílio de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário