quarta-feira, 4 de maio de 2016

13 º Domingo do Tempo Comum C

13 º Domingo do Tempo Comum C

1.                  Informações básicas
- Seguimento a Jesus carregando a cruz
- Oração –  Ser filho da Luz
- Leituras: 1 Rs 19, 16b.19-21; Sl 15; Gl 5,1.13-18; Lc 9, 51-62


2. Esquemas

1º Esquema
“Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. No original grego Jesus endureceu o rosto em direção a Jerusalém. A firme decisão de ir carregar a cruz e diante do desejo de seguimento de uma pessoa Jesus afirma que segui-lo é contar com a Providência de Deus e saber que a segurança do missionário é o povo que ele evangeliza. Assim Eliseu segue Elias no seu profetismo. Esse seguimento é feito na liberdade dos filhos de Deus, segundo o Espírito e não segundo o egoísmo que a nossa carne pede. Por isso, aquele que segue a Cristo e é seu missionário a sua única herança é o Senhor.

2º Esquema
“Queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” O espírito dos filhos de Zebedeu não é o espírito de Cristo, a evangelização deve ser feita segundo o amor de Deus que ama até quem se opõe ao projeto de Deus. O seguidor deve ter o zelo de Elias, mas não mais terá que pedir a morte dos sacerdotes de Baal. Os desejos da carne pedem vingança, porém se estamos no Espírito não deve ser esse o nosso desejo, mas sim seguir a Jesus no nosso carregar da cruz amando até os inimigos do evangelho, crendo que é o Senhor o nosso refúgio.


3º Esquema

“Eu te seguirei ...”. Jesus vai a Jerusalém morrer na cruz pela nossa salvação, por isso estar no seu seguindo implica na confiança plena na Providência de Deus, sabendo que raposas tem tocas, porém o seguidor terá por refúgio o próprio Senhor o povo que ele evangeliza. Não ter apego à família, Jesus é mais radical que Elias que permite a Eliseu o despedir-se, o desapego deve ser radical , e o enterrar o pai seria a vingança pela morte ou os longos rituais, o anuncio do Reino é mais importante. Que Deus nos dê o Espírito da Liberdade como diz Paulo para produzirmos frutos de conversão para a salvação do Mundo e assim Deus seja glorificado e tenhamos felicidade sem limites. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário