segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

1º Domingo da Quaresma C

1º Domingo da Quaresma C

1.              Informações básicas
- o Espírito nos leva ao Deserto Quaresmal
- Oração –  Conhecer Jesus Cristo e responder ao seu amor por uma vida santa
- Leituras: Dt 26,4-10; Sl 90; Rm 10,8-13; Lc 4,1-13.


2. Esquemas

1º Esquema
O Espírito nos conduz ao deserto, como conduziu a Jesus, para sermos tentados, provados experimentar a limitação do mundo criado como o seu antepassado Jacó, e os seus decendentes, que como ovelhas perdidas foram para o Egito, foram escravizados, mas foram libertos pelo Senhor, da mesma forma cada um de nós percorrendo o deserto quaresmal, enfrentando as tentações do prazer, do ter e do poder,  professando que Jesus é o Senhor, enfrentar o demônio e por fim entrar na terra prometida. Que Deus permaneça conosco nesta caminhada quaresmal.

2º Esquema
Jesus cheio do Espírito Santo... Estar no deserto é encontro consigo mesmo, não sozinhos, mas repletos do Espírito Santo, para enfrentar as tentações do prazer, do ter e do prazer, caminhar como no credo judaíta na primeira leitura, proclamar que mesmo transviados pelos desertos, Deus nos conduzirá à terra prometida, pois Ele está perto de nós sempre que o invocamos.


3º Esquema
Aí foi tentatado pelo diabo...Jesus repleto do Espírito Santo é levado para o deserto e lá, experimenta a limitação humana da fome, de ser saciado sempre, do prazer, nesse combate diz que a saciedade maior é a Palavra de Deus. Diante de ter os Reinos em troca da adoração ao diabo, a idolatria no seu cume, Jesus coloca o ter maior que é adorar a Deus. E finalmente, na tentação da fé, do poder de Deus, Jesus demonstra o poder maior que é se submeter a Deus. Nós como descendentes do arameu errante, que é Jacó, também passamos por tentações na nossa travessia do deserto, Jesus nos precedeu, e confessando seu nome temos a certeza de que Deus está conosco e nunca nos abandona. “Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário