segunda-feira, 28 de setembro de 2015

30º Domingo do Tempo Comum B

30º Domingo do Tempo Comum B

1. Informações básicas
- Seguir Jesus pelo caminho
- Oração – aumentai em nós a caridade.
-  Jr 31,7-9; Sl 125; Hb 5,1-6; Mc 10,46-52.

Nota exegética- Timeu, filho de Bartimeu – há uma dualidade no nome de Timeu, se se vai na etimologia semítica vem de tame’, impuro, bartimeu filho da impureza, por outro lado na etimologia grega Timeu, vem Timaios, honrado, estimado.

1º Esquema
“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”... Como introdução à subida a Jerusalém está o cego de Jericó, clama pela piedade do Senhor e é curado, agora curado pode seguir Jesus pelo caminho, da mesma maneira nós pela misericórdia do Senhor somos curados da nossa cegueira do pecado podemos entender seu sacrifício na cruz, então podemos segui-lo, essa é a nossa libertação, a nossa volta do exílio no pecado e experimentar a misericórdia do sumo-sacerdote Jesus que assumiu nossa fraqueza e pode assim nos conduzir à salvação, essa é a maravilha que o Senhor fez, por isso exultemos.

2º esquema
Timeu... A impureza, o pecado, nos cega, ao ouvir o Senhor que se aproxima de nós devemos gritar pela sua misericórdia, para que esta nos faça ver o verdadeiro sumo-sacerdote que misericordioso assumiu nossa fraqueza e pode assim nos fazer ver as maravilhas de Deus, a libertação desse grande exílio em nossa miséria, aí sim, somos honrados, nos sentimos amados e estimados por Deus, aí louvaremos a Deus para sempre.

3º esquema
“Vai tua fé te curou”... Na nossa cegueira do pecado nos resta ouvir a palavra do Senhor e reconhecendo que somos  cegos clamar que o Senhor nos cure para que entendamos a sua Entrega na cruz, a misericórdia do grande sumo-sacerdote que nos salva e nos regata desse grande exílio. Que Deus transforme nossas tristezas em grande alegria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário