sábado, 30 de maio de 2015

11º Domingo do Tempo comum B

11º Domingo do Tempo comum B

1.                   Informações básicas
- A semente do Reino de Deus
- Oração –  Dai-nos vossa graça para poder agir conforme a vossa vontade.
- Leituras: Ez 17, 22-24; Sl 91; 2 Cor 5, 6-10.


2. Esquemas

1º Esquema
“O reino de Deus é semente”. O reino de Deus, a presença de Deus em meio ao seu povo, que cresce também no coração de cada um pela graça de Deus, é como uma semente que precisa passar por todo o itinerário do germinar, crescer, dar flores e frutos, a paciência é fundamental no crescimento do Reino de Deus, para que muitos venham habitar em suas ramagens, o Reino cresce silenciosamente mas deve se tornar sinal para toda a humanidade, até o dia em que manifestarmos perante o tribunal de Cristo nossas obras, nossos frutos, esse é o objetivo maior de nossa vida.

2º Esquema
O Reino de Deus é semente de mostarda, muitas vezes o mundo quer resultados rápidos e perfeitos, mas a semente cresce devagar, porém é se tornar árvore que abriga vários pássaros, da mesma forma o justo cresce como palmeira como nos diz o salmo, e nossa vida imersa na graça de Deus se torna sinal do Reino de Deus para o mundo, por isso é necessário uma educação permanente da fé para que cada cristão se torne esse sinal do Reino no mundo e todos possam assim agradecer a Deus pela sua salvação.

3º Esquema
Jesus anunciava a palavra usando muitas parábolas... No cumprimento da profecia messiânica da primeira leitura, na qual o profeta vislumbra que a salvação se estenderá como a copa do Líbano, Jesus se torna o semeador do Reino, somos semeadores nele, por isso ele é o modelo de paciência e de espera que contempla a semente que cresce em cada ser humano, por outro lado, já vislumbra o futuro desse Reino semeado, sabedor de que o Reino de Deus vindo de uma pequena semente se torna a Igreja de Deus. Somos convidados a contemplar na vida as sementes do Reino, ter paciência de esperar o crescimento e os frutos e saber que o futuro é comparecer perante o trono do Semeador cheios de confiança.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário