segunda-feira, 2 de março de 2015

3º Domingo da Quaresma B

3º Domingo da Quaresma B

1.                   Informações básicas
- Jesus é o Templo
- Oração –  Na consciência da nossa fragilidade confortados pela misericórdia de Deus.
- Leituras: Ex 20, 1-17; Sl 18; 1 Cor 1, 22-25; Jo 2, 13-25.


2. Esquemas

1º Esquema
“Jesus estava falando do templo do seu corpo”. Jesus entra no Templo e o purifica de todo comércio, de toda ação profana, Ele fica só no Templo, o seu corpo é o novo templo no qual o culto acontece a partir de agora. A adoração ao Único Deus, prescrita na Aliança agora é através do Corpo do Cristo Morto e Ressuscitado, nele se presta o verdadeiro culto a Deus, no dizer de São Paulo Cristo morto e ressuscitado é a verdadeira sabedoria de Deus,é a sua palavra final, é sua palavra de vida eterna.

2º Esquema
“Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei”, o Templo é o lugar Único para adorar ao Deus Único, prestar verdadeiros sacrifícios, agora o sacrifico é feito pelo Cristo Morto e Ressuscitado e nele, no único Mediador, se presta a verdadeira adoração a Deus, o ser humano no cumprimento dos mandamentos terá somente em Deus através de Cristo morto e ressuscitado a verdadeira fonte de vida, não se colocará em qualquer outra criatura essa fonte, Cristo se torna a verdadeira sabedoria de Deus e o verdadeiro poder de Deus, sua palavra de vida eterna.

3º Esquema
Ele conhecia o ser humano por dentro... O ser humano tem por vocação básica a adoração a Deus, e é no Corpo de Cristo que prestamos tal culto, é assumindo nossa fragilidade humana que adoramos verdadeiramente a Deus e quanto mais assumimos essa fragilidade mais próximo estamos de Cristo morto e ressuscitado, a verdadeira sabedoria de Deus no dizer de São Paulo, nessa medida devemos contemplar os mandamentos, sem absolutizar qualquer realidade terrestre e por sua vez, ouvir a voz de Deus em nossos pais e em qualquer autoridade, nos tornamos verdadeiros adoradores e saber que só o Senhor tem palavras de vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário