sábado, 14 de fevereiro de 2015

1º Domingo da Quaresma B

1º Domingo da Quaresma B

1.              Informações básicas
- o Espírito nos leva ao Deserto Quaresmal
- Oração –  Conhecer Jesus Cristo e responder ao seu amor por uma vida santa
- Leituras: 1 Gn 9, 8-15; Sl 24; 1 Pd 3,18-22; Mc 1,12-15


2. Esquemas

1º Esquema
o Espírito nos conduz ao deserto, como conduziu a Jesus, para sermos tentados, provados experimentar a limitação do mundo criado como o Povo de Deus no Deserto, a força do Espírito nos dará a graça de recusar o convite da serpente, de que o conhecimento basta para sermos felizes, recusar sempre de termos a Deus como um mentiroso e restabelecer o equilíbrio da Criação. Que a graça que superabunda sobre todo pecado possa fortalecer o nosso coração e redescobrindo a graça do batismo nesse deserto quaresmal da nossa vida, e experimentar que a Verdade e o amor são os caminhos do Senhor.

2º Esquema
“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo” O deserto da vida nos aponta para Deus, da mesma forma que Jesus, após o seu encontro com o Pai no deserto e sob o tentador, está pronto para anunciar que o Reino de Deus está próximo, somos convidados no deserto quaresmal a experimentar a presença plena de Deus, saber que a aliança de Deus é eterna, saber que a graça batismal é sempre atual, e que o Senhor nos reconduza ao seu caminho, à sua aliança.


3º Esquema
Convertei-vos e crede no evangelho... Entrar na Quaresma é aprender sempre a ouvir o apelo feito já na quarta-feira de cinzas, o voltar-se para Deus, para isso seguimos os passos de Jesus, deixamo-nos impulsionar pelo Espírito, em seguida aprendemos a conviver com a criação e com o mundo espiritual, em terceiro lugar suportamos as tentações, mas tendo sempre a frente que o final é estar com Jesus Cristo morto e ressuscitado para sempre. Que esta quaresma seja um momento de voltarmos para Deus, reaprender a caminhar em Deus: a verdade e o amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário