sábado, 31 de janeiro de 2015

5º Domingo do Tempo comum B

5º Domingo do Tempo comum B

1.                   Informações básicas
- Deus assume a fragilidade humana.
- Oração – só confiamos em vossa graça, protegei-nos.
- Leituras: Jó 7,1-4.6-7; Sl 146; 1 Cor9,26-29.22-23; Mc 1,29-39.


2. Esquemas

1º Esquema
Devo pregar, pois foi para isso que eu vim... A vida humana é frágil, cheia de limitações e limitada como no dizer de Jó passa mais rápido que a lançadeira do tear, no evangelho, no Dia de Cafarnaum, o Evangelista Marcos demonstra como o Filho de Deus encarnado assume e vem ao encontro da fragilidade humana curando e libertando, mas a libertação total é acolher o Evangelho de Deus, é a acolher a Palavra que se faz carne, a salvação de Deus é total corpo e alma juntos, e além de experimentar essa salvação somos convocados como nos diz São Paulo a ter a pregação do Evangelho como fundamento de nossa vida cristã, para levar toda a humanidade  em meio à toda fragilidade Louvar o Senhor que conforta todos os corações.

2º Esquema
Andava pregando e expulsando demônios... Jesus salvador ao assumir a natureza humana salva-a por inteiro, a cura dos males físicos, a expulsão de todo mal e a Palavra passa a habitar o coração humano, por isso, a pregação do Evangelho não pode ser vista como simples doutrinação ou simples cura de males passageiros, mas elevação do ser humano a comunhão divina, o ser humano experimenta a cada momento que é apenas sopro, e somente Jesus Salvador pode dar essa plena salvação, e cada um é chamado também a pregar a inteireza do Evangelho, e o caminho que São Paulo aponta é o mesmo que Cristo fez, se fazer fraco com os fracos para levá-los a plenitude da experiência de Deus conforta os corações despedaçados.

3º Esquema
E ela começou a servi-los... A experiência da salvação tem que levar o ser humano a servir como o foi a sogra de Pedro, muitas vezes hoje o egoísmo humano faz o ser humano buscar a cura em si, assumir o Evangelho é a cura plena, e é no servir no Evangelho que o ser humano descobre a sua vocação suprema, como Jó sabendo-se limitado e sofredor, mas olha para Deus e reza.. Lembra-te... são esses os verdadeiros discípulos missionários que querem servir o Evangelho levando-o a todos, e vêem nisso um encargo dado por Deus e como São Paulo podem exclamar “ai de mim se não evangelizar”, com o único objetivo de que todos com a boca e a vida Louvem a Deus de todo o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário