quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

3º Domingo do Tempo comum B

3º Domingo do Tempo comum B

1.                  Informações básicas
- Conversão e discipulado.
- Oração – frutificar em boas obras.
- Leituras: Jn 3,1-5.10; Sl 24; 1 Cor 7,29-32; Mc 1,14-20.


2. Esquemas

1º Esquema
Convertei-vos e credo no Evangelho... Metanoiete... a mudança de mentalidade deve acontecer para acolher o Reino de Deus, a conversão além de um voltar-se (teshuvá ou apostrefein) para o Senhor , supõe uma mudança no modo de pensar, na medida em que queremos que Deus reine em nossa vida. Quando essa experiência acontece o discípulo torna-se um missionário, um chamado para levar a boa-nova da presença do Reino de Deus aos outros, como Jonas conseguiu a conversão de Nínive somos chamado a mostrar para o mundo sua fragilidade, e o que permanece é Deus e seu Reino, por isso que Deus nos mostre o seus caminhos.

2º Esquema
O Reino de Deus está próximo... A proximidade do Reino não é somente temporal ou espacial, mas é interior, o Reinado de Deus em nossos corações que nos leva a frutificar em boas obras, nessa medida teremos autoridade para tirar os homens do caos do mar desse mundo e levá-los para Deus, ajudar assim na conversão das grandes cidades como Nínive, por isso o cristão deve viver como cidadão do céu, vive a realidade desse mundo plenamente mas de forma relativa ao céu. Nesse processo somente a verdade de Deus pode nos orientar e conduzir.  


3º Esquema

Segui-me... A vocação brota de um coração que se transformou pela experiência do Deus vivo, nessa medida temos a força necessária para deixar as redes, deixar aquilo que é transitório, a figura que passa, considerando o tempo como abreviado, e valorizar aquilo que permanece, não como alienados desse mundo, mas vivendo em nossa Nínive demonstramos pelos frutos da graça que o Reino de Deus está na proximidade do humano, e é isso que faz a vida valer a pena. Esse testemunho provoca verdadeiras mudanças de mentalidade, de conversões para Deus que é piedade e retidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário