terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

1. Informações básicas
- Padroeira do Brasil
- Oração – Que o povo brasileiro chegue à pátria definitiva.
-  Est 5,1b-2;7,2b-3, Sl 44; Ap 12,1.5.13a.15-16a; Jo 2, 1-11.

1º Esquema
“Eles não tem mais vinho”. As bodas de Caná podem ser analisadas por vários ângulos, o que a liturgia nos propõe hoje é a intercessão da Mãe do Senhor, ela como representante do povo de Israel, vem interceder para que o vinho da alegria possa voltar a existir na aliança matrimonial entre Deus e seu povo, para a salvação deste, como vemos na primeira leitura Ester pedindo ao rei pela vida de seu povo. Ao contemplarmos Maria como rainha ao lado do rei, queremos pedir que ela interceda pelo povo brasileiro para que possa viver plenamente sua vocação cristã e atingir a pátria definitiva.  

2º esquema
“Fazei o que ele vos disser”. A intercessão de Nossa Senhor tem um objetivo claro, que é restaurar o matrimônio de Deus e seu povo, mas para isso devemos fazer o que Jesus disser, essa obediência é que caracterizou a Imaculada Conceição, bem como Ester, e nós ouvindo a Rainha vestida de Sol queremos fazer o que o Senhor disser, não somente individualmente, mas como povo brasileiro que caminha para a pátria dfinitiva.

3º esquema
“A minha hora ainda não chegou”. A leitura das bodas de Caná reportam para a Cruz, a intercessão de Maria abrange a Nova Aliança conseguida aos pés da Cruz do Senhor, ela nos é dada como Mãe e intercessora e queremos usufruir dessa intercessão, para que o povo brasileiro seja salvo do mal que o assola, como o povo judeu necessitou da intercessão de Ester, assim também nós tendo nossa Rainha para Sempre queremos clamar por sua intercessão para que um dia estejamos na pátria eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário