terça-feira, 7 de outubro de 2014

30º Domingo do Tempo Comum A

30º Domingo do Tempo Comum A

1. Informações básicas
- o Mandamento: Amarás...
- Oração – aumentai em nós a caridade.
-  Ex 22, 20-26; Sl 17; 1Ts 1,5-10; Mt 22, 34-40.



1º Esquema
O maior mandamento da lei...Amarás. As disputas sobre o maior mandamento mostraria que tipo de mestre seria Jesus, e Este igual o amor a Deus com todo o ser é o maior mandamento, mas também o próximo como a si mesmo, amor que é fazer o bem para promover a vida como nos diz a primeira leitura, primeiramente os mais frágeis. Portanto, o amor é concreto e efetivo e não somente questão de discussões, por isso São Paulo afirma que Tessalônica conseguiu chegar a maturidade da fé foi por imitar o Senhor e seus enviados.

2º esquema
Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força, o Senhor é o nosso Rochedo, isto é, Ele é a base da nossa vida, nosso sustento, por isso amar com todo o nosso ser esse Senhor é a base da nossa existência, e esse amor ao Senhor nos faz amar o próximo e ver nele a presença de Deus, principalmente no estrangeiro, órfão e viúva, os mais pobres constatar que Deus está nele e ir ao encontro de suas necessidades, assim seremos verdadeiro discípulos do Cristo.

3º esquema
 O segundo é semelhante... Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O mesmo verbo com que descrevemos nosso amor a Deus é como descrevemos nosso amor ao próximo. A sensibilidade para com Deus nasce na medida em que amamos nosso próximo, de forma concreta e ficando feliz pela sua liberdade e vida, nessa medida a fé em Deus será testemunhada verdadeiramente como o foi a fé dos tessalonicenses, assim Deus será amado e Bendito por todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário