terça-feira, 2 de setembro de 2014

Exaltação da Santa Cruz

Exaltação da Santa Cruz

1.                   Informações básicas
- O Filho do Homem seja levantado
- Oração – Pela Cruz colher os frutos da redenção
- Leituras: Nm 21.4b-9; Sl 77; Fl 2,6-11; Jo 3,13-17


2. Esquemas

1º Esquema
Como Moisés levantou a serpente no deserto, é necessário que o Filho do homem seja levantado...A cruz nesta festa de hoje é exaltada, colocada como escada para chegar até Deus, pois é através dela que o Pai nos atrai, pela morte de seu Filho pela salvação da humanidade os seres humanos são salvos, como no deserto, aqueles que contemplavam a serpente erguida pela ordem de Deus eram salvos, por isso deixemo-nos atrair pelo esvaziamento do Filho que se entregou até morte e morte de cruz, para que a Obra da Redenção realize em nós a salvação.

2º Esquema
Pois Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho Único... Como nos recorda o Papa Francisco, o Cristianismo cresce por atração e não por proselitismo, o centro catalisador dessa atração é a Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cristo erguido entre o céu e a terra, é a demonstração plena do amor de Deus, sua entrega nos atrai a um Deus amoroso que quer a salvação de Deus, como a serpente erguida no deserto era para atrair o olhar do povo para a salvação, como um tipo da Cruz, que é a realização plena dessa salvação. Por isso, todo o joelho se dobre diante desse amor de Deus que se fez carne e morreu por nós. Que o Senhor sempre benigno e compassivo nos faça cada vez mais unir-nos ao seu amor salvífico.

3º Esquema

Do mesmo modo que Moisés levantou... A serpente erguida no deserto é um sinal, uma ponte para chegar até Deus, a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo se torna no dizer do Evangelho esse sinal de Deus para nos conduzir à Salvação, da mesma maneira que o animal maldito que é a serpente se torna sinal de salvação, Jesus na Cruz, como o maldito pendurado no madeiro (Dt 21, 22-23), se torna sinal do amor de Deus para a salvação de todos, Jesus se aniquila, se esvazia, até a morte, para que nele tenhamos a plenitude do amor e da salvação de Deus. Por isso, que esse sinal da cruz sempre nos lembre e conduza à salvação, e que das obras de Deus não nos esqueçamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário