terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor

1.                   Informações básicas
- Apresentação do Senhor no Templo.
- Oração – Como o Senhor nos apresentemos diante de Deus de corações purificados.
- 1ª Leitura Ml 3,1-4; Sl 23; Hb 1,14-18; Lc 2,22-40.

Observação exegética – aqueles que preferirem o Evangelho mais longo, e quiserem comentar sobre Ana, que quer dizer graça de Deus, da Tribo de Fanuel, de Deus que se manifesta, foi casa por sete anos e se tornou viúva, isto é, esteve com Deus perfeitamente, porém hoje experimente esse Deus longe (viúva). Sua idade hoje é de oitenta e quatro anos, numa visão simbólica 7x12, isto é, em Jesus o povo de Deus (12) chega à perfeição (7).


2. Esquemas

1º Esquema
“Luz para iluminar as nações”... Hoje é a festa da luz, Jesus é o resplendor da glória do Pai, e Simeão, aquele que sabe ouvir a Deus, pelo Espírito, reconhece naquela criança a luz de Deus para todas as nações, é o cumprimento da profecia de Malaquias que o mensageiro do Senhor entraria no seu Templo, e o profeta proclama que esse mensageiro é luminoso e purificador como a fogo da forja ou a lixívia dos lavadeiros, nós também somos convidados a contemplar em Jesus, em sua humanidade a divindade que nos salva, e deixar que ele entre em nossos corações, iluminando nossas vidas.

2º Esquema
“Porque meus olhos viram a tua salvação”... O que Simeão viu? Uma criança, nada além disso, porém pelo Espírito Santo pode identificar nessa criança o anjo de Deus, o mensageiro que é presença de Deus em seu Templo, cumprindo a profecia de Malaquias, essa criança vem para iluminar nossa vida, solidário a nós, como sacerdote misericordioso do novo Templo de Deus, Jesus é o perfeito mediador, o perfeito sacerdote, pois nos liga perfeitamente à vida divina. Que as portas do Templo se levantem para o sumo sacerdote misericordioso entre e nos salve.

3º Esquema

“Que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor”... Simeão, o velho Simeão, é o representante do Antigo Testamento, que pelo Espírito contempla o Messias, o Ungido de Deus, o Mensageiro do Senhor que vem ao seu Templo, nós também somente podemos ser iluminados pelo Messias na medida em que o Espírito Santo nos abrir o coração, e deixar que o sacerdote eterno ilumine o nosso coração e nossa vida. Que o rei da Glória entre no Templo do Espírito que somos nós e ilumine a nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário