domingo, 22 de dezembro de 2013

Sagrada Família A

Sagrada Família A

1. Informações básicas
- Modelo de Família
- Oração – Sagrada Família como exemplo.
- Leituras: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127; Cl 3,12-21; Mt 2,13-15.19-23.

2. Esquemas

1º Esquema
José pegou o menino e sua mãe... A Sagrada Família é o exemplo de toda e qualquer família ou comunidade, porque vive plenamente o amor da Santíssima Trindade no relacionamento mútuo. A Sagrada Família passou por problema e aflições como nossas famílias hoje passam, mas mesmo assim viveram o que as leituras dessa Santa Missa nos propõe, o respeito, a concórdia, a obediência, por isso peçamos que o temor a Deus aumente cada dia mais em nossas famílias, para que com a graça de Deus vençamos as dificuldades desta vida e participemos para sempre da família de Deus.

2º Esquema
José... O protagonista da Sagrada Família neste Evangelho é São José, ele como o pai protege e conduz sua família para estar a salvo das perseguições e em meio a tanta tribulação permanece justo e integro diante de Deus e diante dos homens. Em nossas famílias esta honra deve ser dada ao pai e a mãe, como educadora deve ajudar os filhos a conviverem na vida familiar, e os filhos criados na obediência que os faz crescer na alegria da vida e não na perseguição e na intimidação, que São José interceda por nós para que nossas famílias sejam abençoadas e sejam como a Sagrada Família, louvando a Deus para sempre.

3º Esquema

“Foi morar numa cidade chamada Nazaré”. A Sagrada Família não vive numa redoma de vidro afastada das pessoas, incomunicáveis, mas se inserem na vida de uma cidade, São José com sua profissão, Maria cuidando da Casa e Jesus sendo-lhes submisso. Nós também, vivendo na alegria e tribulação das nossas cidades, não podemos perder o espírito da Sagrada Família, por mais pressão que sofremos, os filhos devem ser formados na obediência da liberdade, os pais sejam provedores e autoridades amadas, as mães, como grande educadores conduzam suas famílias até Deus, pois são felizes os temem o Senhor e trilham seus caminhos, até o dia de todos nós estarmos para sempre na Família de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário