domingo, 2 de junho de 2013

10º Domingo do Tempo comum C

10º Domingo do Tempo comum C

1.                   Informações básicas
- Confiar no Senhor da Vida
- Oração –  Pensar e realizar o que é reto.
- Leituras: 1 Rs 17, 17-24; Sl 29; Gl 1, 11-19; Lc 7, 11-17.


2. Esquemas

1º Esquema
“Levavam um defundo, filho único; e sua mãe era viúva”... A compaixão (splagchnizomai ) do Senhor traz novamente à vida o filho único de uma viúva, como Elias também se compadece da viúva e reaviva seu filho, nós somos muitas vezes esse filho, mortos  na juventude, perdemos a jovialidade por não vermos mais esperança na própria vida, Jesus nos faz retornar à novidade da vida, como o fez com São Paulo, a sua conversão nada mais é do que esse retornar a vida plena na comunhão em Deus e ele, com a vida nova, vai evangelizar, por isso exaltemos o Senhor que sempre nos tira da morte e nos dá a novidade da vida.

2º Esquema
Ao ver a viúva Jesus sentiu compaixão... Deus ama seu povo e quer que este povo tenha vida, por isso a figura da viúva representa muitas vezes o povo que vê seu futuro morto, sem esperança, a compaixão do Senhor é que traz novamente a vida aos filhos e filhas do povo de Deus e devolve a alegria de viver, como Elias fez renascer no coração da viúva a fé, “Agora vejo que a palavra do Senhor é verdadeira em sua boca”. Como São Paulo, também tem autoridade, pois a Palavra de Deus atua através dele. Que Deus renove a vida de sua Igreja dando vida nova a seus filhos e filha, pois a bondade do Senhor permanece a vida inteira.

3º Esquema

“Um grande profeta  apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”... Precisamos dos sinais de Deus, como a viúva na primeira leitura reconheceu o profetismo de Elias, pois a Palavra de Deus que saiu de sua boca se realizou, da mesma forma Jesus é reconhecido como profeta, pois a Palavra de Deus que sai de sua boca traz a vida ao filho da viúva, é dada vida nova ao Povo de Deus, este é o sinal que o Deus da Vida está visitando, isto é, atuando no meio de seu povo, é essa interpretação que faz Paulo também reconhecer a validade de seu ministério, Deus atua através dele, glorifiquemos o senhor pois ele nos salva da morte e nos dá a novidade da vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário