segunda-feira, 15 de abril de 2013

4º Domingo do Tempo Pascal C


4º Domingo do Tempo Pascal C

1.                   Informações básicas
- Domingo do Bom Pastor
- Oração – O rebanho possa atingir a fortaleza do pastor.
- At 13,14.43-52; Sl 117; Ap 7,9.14-17; Jo 10, 27-30.

2. Esquemas

1º Esquema
“As minhas ovelhas escutam a minha voz” Neste Domingo do Bom Pastor, Jesus declara que as ovelhas que são dele escutam a sua voz, aprendem a ouvir a voz do pastor, por isso no anúncio da Palavra de Deus, São Paulo encontra obstáculos motivados pela calúnia e a inveja, mas afirma que é preciso anunciar a Palavra de Deus aos pagãos, porque os judeus daquela cidade viraram as costas para a a Palavra, o anúncio é feito para aqueles que acolhem a Palavra com alegria, e o objetivo maior é chegar ao grande aprisco que é o céu, onde para sempre estaremos diante do Trono e do Cordeiro-Pastor, pois somos o povo do Senhor e seu rebanho.

2º Esquema
“Eu as conheço e elas me seguem”. O vínculo entre o Pastor e as ovelhas é perfeito, de tal modo que Ele as conhece, e elas ouvindo sua voz, obedecendo o segue até o Pai, esta história não é somente bela, mas real, e é o que nos mostra a ação evangelizadora de São Paulo, mesmo em meio a perseguições, Paulo proclama a Palavra e há aqueles que ouvem, acolhem e glorificam a Deus por ter enviado evangelizadores que proclamam a Palavra da Verdade. O futuro desse rebanho reunido pela Palavra de Deus é estar junto ao Cordeiro-Pastor que conduzirá o seu rebanho pela eternidade, quando não haverá mais dor nem lágrima, e assim Deus será tudo em todos. Pois somos seu povo e seu rebanho.

3º Esquema
“Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão”. O Cordeiro-Pastor conduz seu rebanho para as pastagens eternas, o ante-gosto dessas pastagens é a Palavra de Deus anunciada, por isso podemos contemplar os pagãos acolhendo a Palavra com alegria e glorificando a Deus, pois podem já antever o céu. Nessas pastagens eternas não haverá mais choro, nem dor, nem necessidade alguma, por o Cordeiro imolado nos pastoreará para sempre, e serviremos o Grande Pastor das Ovelhas para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário