segunda-feira, 18 de março de 2013

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor C


Domingo de Ramos da Paixão do Senhor C

1.                   Informações básicas
- Cristo Rei pela sua Cruz
- Oração –  aprender os ensinamentos da Paixão do Senhor para chegar à ressurreição

- Leituras: Lc 19,28-40; Is 50, 4-7; Sl 21; Fl 2, 6-11; Lc 23,1-49.

Breve homilia



2. Esquemas

Tema geral: seguir os passos de Jesus em sua paixão e morte, para chegar à ressurreição (monição do início)

1. Apresentar Jesus como rei dos judeus e de todos nós, rei que tem como trono sua cruz, como descendente de Davi é o rei perfeito que dá a vida para a salvação de seu povo. Nós somos chamados a reinar com Ele.

2. O sofrimento de Jesus é redentor, passando pela humilhação das bofetadas e cusparadas, pela coração de espinhos, pela dor física da flagelação, até a dor suprema da morte da cruz para nos dar a graça de carregar a cruz.

3. A traição do amigo, daquele que come com ele, também a ridicularização da verdade, o suportar tudo isso leva a vencer a mentira que grassa no mundo. Num mundo cheio de mentira, o sofrer com Cristo pela verdade tem todo o sentido e não é em vão.

4. Os personagens da paixão são atuais, da omissão de Pilatos, à inveja daqueles que acusam, a mentira, o abandono dos amigos, são nossos sofrimentos, que unidos a Cristo se tornam salvadores também pela humanidade.

5. Dando um grande grito entregou o espírito, cada dia somos entregues a morte, cada dia passamos por momentos de sofrimentos físicos e morais, até o momento supremo da entrega ao Pai, que Jesus nos auxilie a aprender a morrer cada dia, até a nossa entrega suprema através Dele no Espírito.

Tudo isso, pode ser iluminado pela profecia de Isaías, no Canto do Servo, o sofrimento é físico e moral, que se cumpre em Cristo, esse Jesus, que assumiu toda a nossa humanidade para assim possamos participar da sua Divindade. No dia eterno quando cada um de nós poderá dizer “glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeita-o, toda a raça de Israel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário