segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

3º Domingo do Tempo comum C


3º Domingo do Tempo comum C

1.                   Informações básicas
- A Escritura se cumpre.
- Oração – frutificar em boas obras.
- Leituras: Ne 8,2-6.8-10; Sl 18b; 1 Cor 12,12-30; Lc 1,1-4;4,14-21.


2. Esquemas

Nota Exegética – Na Bíblia nada é escrito sem uma razão. Jesus vai a Nazaré, o Cristo, o ungido pelo Espírito, recebe a Escritura não determinada por quem, Ele, a Palavra Encarnada,  é que tem o poder de abrir o livro, de interpretá-lo, e proclama que a passagem de Isaías sobre o Messias e sua atuação se cumpre. Devolve o livro ao ajudante, nos confia a Escritura, e proclama que esta se cumpre, no Hoje da História, o Messias está entre nós e atua na História.

1º Esquema
Hoje se cumpriu a Escritura.... O Messias, o Ungido pelo Espírito, está entre nós e atua entre nós, como na passagem de Neemias, a Palavra de Deus é haurida da Escritura e não somente faz o povo chorar, mas Ela se cumpre, isto é, a Palavra realiza-se na História, da mesma forma, Jesus demonstra que a Palavra se cumpre, pois a salvação através dele está atuando na História, e continua atuando, através de nós membros de seu corpo, que temos o seu Espírito e queremos que esta salvação continue atuando na História pela Palavra, que é espírito e vida.

2º Esquema
Escrever a História dos acontecimentos... Lucas nos dá o processo da formação da Escritura, acontecimentos salvíficos aconteceram, testemunhas os narraram, pregadores os propagaram e transmitiram, e redatores os registraram para a nossa fé e salvação. Assim também, Jesus proclama que a Escritura que profetizava a vinda do Messias, do Ungido pelo Espírito se cumpre, da mesma forma Esdras faz o povo entender a Escritura, e no retorno do Exílio e da reconstrução, demonstra que a Escritura, testemunha dos feitos do Altíssimo, se cumpre, nós também membros ungidos do Corpo de Cristo, queremos experimentar essa salvação hoje, experimentar realmente que os preceitos do Senhor são precisos e é a única alegria do nosso coração.  


3º Esquema
Hoje... Numa Liturgia sinagogal Jesus proclama que a Palavra se cumpre, todos tinham os olhos fixos nele, pois dele vem palavra e vida, da mesma forma Esdras proclama que o povo deve ficar alegre, pois naquele Hoje a salvação da liberdade do Exílio acontecia, da mesma forma nós em Liturgia, neste momento da História da Salvação, como corpo de Cristo, como Igreja, queremos experimentar que a Palavra de Deus é viva e eficaz e nos traz salvação no Hoje Litúrgica e assim não somente saber, mas conhecer  por experiência, que a Lei do Senhor é perfeita e o único conforto para a alma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário