segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Sagrada Família C


Sagrada Família C

1. Informações básicas
- Modelo de Família
- Oração – Sagrada Família como exemplo.
- Leituras: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127; Cl 3,12-21; Lc 2,41-52.


2. Esquemas

1º Esquema
E era-lhes obediente... A Sagrada Família é o exemplo de toda e qualquer família ou comunidade, porque vive plenamente o amor da Santíssima Trindade no relacionamento mútuo. Jesus, o Verbo Encarnado, era obediente a seus pais, a obediência, o respeito, a honra dada aos pais, bem como o cuidado destes para com os filhos, retratados na primeira e segunda leituras é o reflexo do amor da Trindade, somos chamados então a sermos felizes e a construir essa felicidade em família pela graça de Deus, que o Senhor abençoe de Sião todas as famílias.

2º Esquema
E Jesus crescia... A Sagrada Família é o modelo de toda e qualquer família de tal modo que seja a família o lugar propício para educar seres humanos para o relacionamento amoroso como reflexo do amor da Trindade, pois Deus é amor (cf. Jo 4,8), é na família que se aprende o respeito, a honra aos pais, o cuidado dos filhos e é nela que o temor e o amor a Deus é cultivado, de tal modo que o único modo de termos famílias santas e santificantes para o mundo, é encontrar toda a felicidade nesse temor e amor a Deus.

3º Esquema
Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?...   A família é o lugar da vida e do crescimento da vida, mas a família não pode estar fechada em si mesma, criamos seres humanos para torná-los livres, crescer em idade, sabedoria e graça, para louvarem a Deus com sua vida. Na família se aprende as virtudes cristãs e com elas o ser humano é chamado a fazer outros seres humanos crescerem de acordo com sua liberdade e vocação, por isso peçamos a Deus que o amor familiar em torno da mesa não se feche a vida, mas faça surgir homens e mulheres que queiram estar na casa do Pai e louvá-lo para sempre.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário