segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

3º Domingo do Advento C


3º Domingo do Advento C

1.                   Informações básicas
- Virá aquele que é mais forte do que eu...
- Oração –  celebrar as alegrias da salvação com intenso júbilo na solene liturgia.
- Leituras: Sf 3, 14-18; Is 12; Fp 4, 4-7; Lc 3,10-18


2. Esquemas

1º Esquema
“Que devemos fazer?” Diante da pregação de João Batista as pessoas querem mudar de vida, porque anuncia que virá aquele que batizará no Espírito Santo, da mesma forma São Paulo anuncia que o Senhor está próximo. Essa mudança de mentalidade que provoca uma mudança de vida não é algo que deva ser visto com o medo de escravo, mas a alegria da mãe que aguarda o nascimento de seu filho, por isso ao exclamação de Sofonias é propícia, Deus quer que nós, os exilados que voltam de uma vida de pecado exultem de alegria, não temer, mas exultar porque Deus renova seu povo no amor, “Exultai, cantando alegres, porque Deus é grande em nosso meio”.

2º Esquema
“Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”... Jesus é aquele que vem (advento) para mergulhar seu povo no Espírito, purificando a humanidade das obras do pecado, para que assim renovada no amor de Deus, possa perceber e exultar porque Deus está no meio de seu povo, o Senhor está próximo. Não mais como São João Batista, é o Espírito que o Cristo traz que nos possibilita realizar obras de Justiça, essas são as alegrias da Salvação que queremos celebrar na Sagrada Liturgia, e Louvar e cantar a Deus hoje e sempre.

3º Esquema
Eu não sou digno de desamarrar suas sandálias... A disposição para acolher aquele que vem batizar como Espírito, é a disposição que São João Batista tinha, reconhecer-se criatura e saber que sozinhos não podemos nos converter, o nosso querer purificado no fogo do Espírito é que nos faz esperar o Senhor que vem, espera não com temor, Não temas Sião, mas alegrai-vos sempre no Senhor, essa paz e alegria somente aquele que acolhe o Senhor em seu coração, por isso preparar-se para o Natal é ansiar, em santa alegria pela vinda do Senhor, peçamos então a graça de exultar e cantar alegres na vinda do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário