segunda-feira, 24 de setembro de 2012

26º Domingo do Tempo Comum B


26º Domingo do Tempo Comum B

1. Informações básicas
- Ser cristão é agir bem
 - Oração – Deus mostra seu poder no amor e na misericórdia.
- Nm 11,25-29; Sl 18; Tg 5,1-6; Mc 9, 38-43.45.47-48.

1º Esquema
“Quem não é contra nós é a nosso favor”. Jesus nos exorta a ver a ação de Deus mesmo fora dos limites dos seus discípulos, afinal o Espírito sopra onde quer (cf. Jo 3, 8) e os discípulos devem ver essa ação do Espírito, ter o mesmo desejo que Moisés diante do ciúme de Josué, que todo o povo possa verdadeiramente profetizar, esse ciúme, esse zelo exagerado, é porque não temos o pensamento de Deus e nos prendemos no dizer de São Tiago ao luxo, aquilo que aparece e não à essência da vida, enfim que a Lei de Deus alegre o coração humano, em qualquer coração em que ela habita.

2º esquema
“quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo”. Jesus parte sua teologia de um copo de água, não importa quão insignificante possa ser a ação o importante é ver nos pequenos atos de amor a presença salvífica de Deus e não ficará sem recompensa, Moisés soube ver em Eldad e Medad a ação de Deus, nós muitas vezes presos ao ouro e a prata não conseguimos dar a devida importância aos pequenos atos de amor. Deus, cujo poder supremo é a misericórdia nos dê a graça de louvá-los nos pequenos atos da vida.

3º esquema
“Quem escandalizar um desses pequeninos”. Somos chamados a ver Deus nas pequenas coisas, mas também nos pequenos, naqueles que são amados por Deus a partir de sua condição de pequenez e de pobreza, ver naqueles que estão fora do acampamento a ação de Deus, se não assim o fizermos estamos indo contra o próprio Deus, e se for o caso de renunciar a opiniões, riquezas, ou pessoas, que não nos prejudicam nessa visão do Reino de Deus, deveriam ser retiradas, tudo o que  coopera na visão do amor de Deus, nos pequenos atos e nos pequeninos deve ser promovido em nossas vidas, enfim a Lei que é perfeita para nos ensinar a amar, ilumine nossas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário