terça-feira, 28 de agosto de 2012

23º Domingo do Tempo Comum B


23º Domingo do Tempo Comum B

1.       Informações básicas
- Ouve Israel
- Oração – A verdadeira liberdade.
-  Is 35,4-7; Sl 145; Tg 2,1-5; Mc 7,31-37

1º Esquema
Éfata... Jesus é o cumprimento da profecia de Isaías, pois Deus vem até seu povo para dar nova vida e fazer os surdos ouvirem, é pelo ouvir que aprendemos a falar, é pelo ouvir que apreendemos a Palavra de Deus que mudando nosso coração nos faz falar, nos faz relacionar com o próximo e assim verdadeiramente amar, como na  Carta de São Tiago, se não ouvimos que Deus escolhe o pobre, a viúva e o órfão, fazemos escolhas erradas, somos surdos.

2º esquema
Abre-te... Não somos nós que abrimos nossos próprios ouvidos, deixemos Cristo abrir nossos ouvidos para tenhamos um novo relacionamento com o mundo, para que nossas expressões de amor mudem, o vacilar como no dizer de Isaías surge de nosso egoísmo, por isso necessitamos que o Messias abra o nosso ouvir e tenhamos um relacionamento pleno com o mundo, na mesma linha nos diz São Tiago “Meus queridos irmãos escutai...” se não temos discernimento para acolher o pobre é porque somos surdos a Deus que escolheu os pobres.

3º esquema
“Ele tem feito bem todas as coisas” Jesus é o Messias, é o cumprimento de todos os sonhos de salvação presentes no Antigo Testamento, como os da primeira leitura do profeta Isaías, fazer-nos ouvir é fazer-nos falar, ajudando-nos a nos reintegrar novamente à sociedade e ao relacionamento humano, se assim é, temos que também ajudar outros a reintegrarem-se novamente ao relacionamento humano e não excluindo pessoas, por isso que Deus nos cure o ouvir para que possamos todos Bendizer ao Senhor com toda a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário