segunda-feira, 18 de junho de 2012

Natividade de São João Batista


Natividade de São João Batista

1.                   Informações básicas
- Natividade de São João Batista como precursora da Natividade do Senhor Jesus
- Oração –  São João preparar um povo perfeito para o Senhor
- Leituras: Is 49, 1-6; Sl 138; At 13, 22-26; Lc 1,57-66.80.

Observação – 1. Na homilia é fundamental ter a frente que a Natividade de São João Batista é celebrada no domingo por ser precursora da Natividade do Senhor Jesus em 25 de dezembro.
  1. Seria interessante trabalhar o valor da vida nascente contra o aborto, pois em toda a liturgia perpassa o tema do chamado por Deus desde o ventre materno.

2. Esquemas

1º Esquema
João é o seu nome... Zacarias (que quer dizer “Deus se lembrou”) havia duvidado da ação de Deus no seio de sua mulher Isabel, até o momento em que assume o nome de seu filho seria João (que quer dizer “Graça de Deus”), o menino que foi tecido no seio materno para preparar um povo bem disposto para o Salvador, anunciando pela vida e pela palavra que a graça de Deus habita em meio ao ser humano.  

2º Esquema
“O que virá a ser desse menino?” O nascimento prodigioso de João faz o povo intuir que há algo de maior naquela criança, como no caso da primeira leitura o profeta considera que a missão começa no ventre materno, já há um desígnio de Deus para ser servo do Senhor, cuja missão é pregar um batismo de conversão para preparar um povo perfeito.

3º Esquema
“E o menino crescia e se fortalecia em espírito” O profeta é chamado através da pregação e de sua vida no deserto no convívio íntimo com Deus preparar-se para viver a vocação para a qual ele foi chamado desde o ventre materno, preparar um povo perfeito para Deus através de um batismo de conversão. E nós com São João podemos exclamar vivendo a nossa vocação: “Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário