terça-feira, 24 de abril de 2012

4º Domingo do Tempo Pascal B


4º Domingo do Tempo Pascal B

1.                   Informações básicas
- Domingo do Bom Pastor
- Oração – O rebanho possa atingir a fortaleza do pastor.
- At 4, 8-12; Sl 117; 1 Jo 3, 1-2; Jo 10, 11-18.

2. Esquemas

1º Esquema
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Neste domingo do Bom Pastor, Jesus se apresenta como o pastor que é bom e ser bom é dar a vida pelas ovelhas, é apascentá-las, levá-las a boas pastagens e defendê-las dos lobos. O bom pastor dá a vida livremente por suas ovelhas, foi a pedra rejeitada pelos construtores e que se tornou a pedra angular, pela sua doação total. Nós também somos filhos de Deus e assumindo ser a ovelhas desse bom pastor se manifestará o que verdadeiramente somos, mesmo se como ele formos rejeitados pelo mundo, mas nos tornaremos nele pedras de sustento para outros.

2º Esquema
“Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas”. O vínculo de conhecimento entre o pastor e as ovelhas é a sua doação de vida, o pastor ama suas ovelhas a ponto de dar a vida por elas, não como o mercenário que cuida somente tendo em vista o que receberá, o pastor cuida porque ama cada ovelha. Nós também seguindo o Bom Pastor, temos que assumir o pastoreio que Deus nos deu, e dar a vida sem cobrança àqueles que Deus nos confiou, assim proclamaremos em nossa vida que não há outro nome no qual possa ter salvação e seremos verdadeiramente filhos de Deus e já se manifestará pelo amor o que somos, a “Eterna misericórdia do Senhor”.

3º Esquema
“Haverá um só rebanho e um só pastor”. O desejo do bom pastor é que haja um só rebanho e um só pastor, a sua entrega, a sua doação de vida para as ovelhas é para que a família de Deus fique unida e unificada, assim também nós suas ovelhas, seguindo sua voz queremos doar nossa vida aos irmãos e irmãs, e assim construir uma só Igreja, nessa medida mesmo que haja rejeição e sofrimento, mesmo que o mundo não nos compreenda, a nossa entrega deve ser livre em Cristo Jesus, e nossa vida assim se torna um grande louvor ao Senhor e proclamará: “Dai graças ao Senhor porque Ele é bom”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário