segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

7º Domingo do Tempo comum B


7º Domingo do Tempo comum B

1.                   Informações básicas
- Deus nos perdoa em Cristo.
- Oração – realizar a vontade de Deus em palavra e ações.
- Leituras: Is 43,18-19.21-22.24-25; Sl 40; 2 Cor 1,18-22; Mc 2,1-12.


2. Esquemas

1º Esquema
“Filho , os teus pecados estão perdoados”.  Só Deus tem o pode de perdoar pecados, e Jesus vincula o perdão à cura física, para sentindo a salvação no passageiro, no corpo, aquele homem e todos saibam que a salvação entrou no mundo, a reconciliação perfeita com Deus. É a promessa em Isaías, o povo que volta do Exílio ouve que suas culpas foram canceladas. Agora o ser humano totalmente unido a Deus é no dizer de Paulo, selado pelo Espírito, a reconciliação é perfeita, por isso a cura perfeita é o perdão, Curai-me, Senhor, pois pequei contra vós.

2º Esquema
Quando viu a fé daqueles homens... O paralítico é descido como um morto em sua sepultura, em direção ao Cristo morto e ressucitado, nessa descida ele não está sozinho, quatro homens o descem, é na fé desses homens que Jesus o perdoa, é na fé da Igreja que recebemos o perdão do Cristo ressuscitado, agora tudo se faz novo, o deserto se abre para vida novamente, através da Igreja a salvação chega a nós e nos toca, em Cristo nos colocamos novamente e definitivamente sobre Deus, ele é o nosso amém, e por Ele recebemos a cura e o perdão, e um dia para sempre estaremos em sua presença.

3º Esquema
Os teus pecados estão perdoados... O perdão dos pecados é a reconciliação plena do ser humano com Deus, com os homens e consigo mesmo, por isso esse homem curado, através da demonstração de um grande esforço, é perdoado, reconcilia-se com Deus em Cristo, consigo mesmo pela cura, deixa de ser um paralítico, voltou a ficar em pé, um ressuscitado, e por fim reconcilia-se com os outros na pessoa dos quatro homens, tudo se faz novo, coisas novas é a vida em Deus que chega a sua plenitude em Cristo Jesus,  a nova aliança que é o Espírito derramado nos corações e que nos reconcilia com o Pai. Enfim, Deus nos reconcilia com Ele, nos cura e nos perdoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário