segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

4º Domingo do Tempo comum B


4º Domingo do Tempo comum B

1.                   Informações básicas
- Autoridade de Jesus.
- Oração – adorar-vos com todo o coração.
- Leituras: Dt 18, 15-20; Sl 94; 1Cor 7,32-35; Mc 1,21-28.


2. Esquemas

1º Esquema
Ensinava como quem tem autoridade... Ao contrário dos escribas e fariseus que reportavam-se à autoridade de outras pessoas, Jesus ensina com a própria autoridade, a partir de seu próprio ser,  e diante de Jesus o mal não pode permanecer, esse é o profeta que seria semelhante a Moisés, o mais humilde e que falava face a face com Deus, um profeta poderoso em palavras e atos para guiar o Povo para a Terra prometida, quanto a nós somos convidados cada vez mais deixar essa autoridade de Jesus agir em nós e nos consagrar plenamente a Ele no dizer de Paulo, para isso o Salmo nos dá a diretriz não fechar o coração e ouvir a Voz de Deus.

2º Esquema
Um ensinamento novo... O ensinamento é novo porque é o próprio Deus encarnado que vem ao encontro de seu povo, não mais como Moisés que somente ele falava com Deus, agora cada um de nós tem a oportunidade de ouvir e tocar o Evangelho de Deus que se apresenta com toda a autoridade em nossas vidas, São Paulo nos convida a não ter outros serviços ou preocupações, mas ter a Deus como o cume de nossa vida e organizar nossa vida em torno D’Ele, por isso somos convidados nos prostrar, isto é, reconhecer que somos pequenos e adorar a Deus com todo o nosso coração.

3º Esquema
Tu és o santo de Deus... O totalmente outro se faz presença em nossa vida, o Profeta prometido por Deus ao qual deveríamos escutar está em nosso meio, e seus ensinamentos novos tem como objetivo maior fazer com que nos consagremos totalmente a Deus, como nos diz São Paulo, permanecer junto D’Ele, por isso, o Evangelho hoje nos convida a deixar que a autoridade de Jesus, seu ser, penetre em nosso coração, de tal modo que sejamos verdadeiramente transformados e todo mal seja colocado fora de nós. Por isso ouvindo sua voz, abrindo o coração para seus ensinamentos para que sejamos verdadeiros adoradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário