segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2º Domingo do Tempo comum B


2º Domingo do Tempo comum B

1.                  Informações básicas
- Vocação.
- Oração – Escutai as preces do vosso povo.
- Leituras: I Sm 3, 3b-30.19; Sl 39; 1Cor6,13c-15ª.17-20; Jo 1, 35-42


2. Esquemas

1º Esquema
Eis o Cordeiro de Deus... Um dia foi-nos apresentado o Senhor, como João Batista hoje apresenta Jesus a dois de seus discípulos, e nós queremos ficar com o Senhor, entrar na sua escola de discipulado para podermos viver a nossa vocação de evangelizar, e que nessa escola aprendamos a ouvir o Senhor e viver o verdadeiro Louvor de Deus, glorificando a Ele com nossos corpos, para que não façamos a vontade de Deus como escravos, mas como no salmo com prazer façamos a vontade Deus.

2º Esquema
Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele, o permanecer para o Evangelista João é fundamental, e o nosso permanecer com Jesus é a nossa primeira vocação, nesse processo outras vozes nos chamam, ou como no caso de Samuel não temos os ouvidos preparados para ouvi-lo por isso se torna necessário pessoas como Eli que nos ensinam a ouvir a voz de Deus, para que glorificando a Deus com toda a nossa vida fazendo com prazer sua vontade, possamos evangelizar testemunhando “Encontramos o Messias”.

3º Esquema
“Tu serás chamado Cefas”... Deus nos chama pelo nome e o nosso encontro com Ele pode mudar a nossa vida de tal maneira, que como no caso de Simão seu nome é mudado simbolizando a vida nova de convivência com o Mestre, esse chamado também muda a vida de Samuel o tornando sacerdote e profeta, por fim deve mudar a nossa vida de tal maneira e no profundo de nosso ser, guardo em meu coração vossa lei, de tal forma que toda a nossa vida glorifique ao Senhor nosso Deus, de modo que identificados com o Senhor reconheçamos o nosso ser no Livro da Palavra de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário