domingo, 25 de setembro de 2011

27º Domingo do Tempo Comum A


27º Domingo do Tempo Comum A

1. Informações básicas
- A vinha do Senhor
- Oração – Deus perdoa o que nos pesa na consciência.
- Is 5, 1-7; Sl 79; Fp 4, 6-9; Mt 21, 33-43.

1º Esquema
Vamos mata-lo para tomar posse de sua herança. Israel é a vinha do Senhor, Ele a quer, mas por causa do pecado humano, que quer tomar posse daquilo que é de Deus, o ser humano prejudica a obra de Deus. Ao invés de trabalhar pela paz com o outro, trabalhar pelo amor que pela entrega une ao outro e a Deus, o ser humano quer tomar posse da vida, e ao tentar fazer isso, o ser humano acaba perdendo a vida em Deus. Por isso, nessa liturgia é preciso pedir a Deus a graça de não tentar tomar posse da vinha mas servi-Lo nela.

2º esquema
Arrendará a vinha a outros vinhateiros. Os anciãos sabiam que eram sobre eles a parábola, mas a verdade não pode ser escondida, na medida que não zelamos pela vinha do Senhor, pela vida de seu povo, nós perdemos a capacidade de servir essa vinha, perdemos a vida, não se pode exercer a tirania sobre a videira do Senhor, por isso o segredo é saber que é Deus quem sustenta a nossa vida e é só a Ele que servimos, isso nos trará paz ao coração.

3º esquema
O reino será tirado e será entregue a um povo que produzirá fruto. Ou a nossa mentalidade é servir ou perderemos o Reino de Deus. Aquele que é do Reino de Deus, zela pela Obra que é Dele, sabe-se fraco e sabe que somente Deus pode dar a graça para fazer o Reino de Deus crescer. Na história o todas as vezes que o Povo tentou tomar posse da obra de Deus, a vinha foi destruída, e matou os verdadeiros servos da vinha. Por isso o Reino será tirado daqueles que tem essa mentalidade dominadora. O Senhor quer que nos ocupemos com tudo o que é verdadeiro, justo e puro, trabalhando com Ele para o crescimento do Reino de Deus, do Reino que é DELE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário