quarta-feira, 6 de julho de 2011

19º Domingo do Tempo Comum A

19º Domingo do Tempo Comum A

1. Informações básicas
- Fé e Aliança
- Oração – Considera vossa aliança e dai-nos um coração de filhos.
-  1 Rs 19, 9.1-13; Sl 84; Rm 9, 1-5; Mt 14, 22-33.

1º Esquema
Homem fraco na fé, porque duvidaste? Diante do vento a fé de Pedro vacila, fé é que leva Pedro ir ao encontro do Senhor em meio às Trevas, enquanto os outros ficam na segurança do barco, mesmo assim o vento e o mar, o caos o faz vacilar, mas mesmo assim Pedro reconhece o Senhor como Senhor e estende as mãos ao encontro da mão do Mestre. Como Elias que reconhece em meio às demonstrações de força do vento e do fogo a voz na Brisa suave, retorna ao lugar da Aliança primeira, Aliança do Povo de Israel que Jesus é a plenitude. Por isso, que esta Eucaristia seja o fortalecimento da Aliança em nossa vida, e paz e justiça se abracem.

2º esquema
Jesus subiu ao monte, do mesmo modo que o Horeb é o lugar do encontro intimo com Deus para Elias em sua missão de executar a Palavra dada por Deus, Jesus no colóquio íntimo com o Pai se fortalece na sua dominação do caos que é o vento e o mar, também nós, com a fé fortalecida na Eucaristia, a Aliança Eterna que se faz presente somos chamados a nos fortalecer, e experimentar a bondade e a salvação que Deus prometeu ao Povo de Israel e sempre, sempre dá em sua Aliança.

3º esquema
Verdadeiramente tu és o Filho de Deus, experimentar o sofrimento em meio a nossa vida com fé nos faz professar que Jesus é o Senhor, como Elias que cansado de sua luta solitária recobra força voltando ao Deus da Aliança, nós também nos voltando ao Deus da Aliança, das leis, do culto, das promessas, através de Jesus Cristo, nos fortalecemos para evangelizar na certeza de que a verdade e o amor, a justiça e a paz se abraçarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário