segunda-feira, 4 de julho de 2011

16º Domingo do Tempo Comum A


16º Domingo do Tempo Comum A

1. Informações básicas
- Deus é justo
- Oração – Repletos de fé, esperança e caridade.
- 1ª Leitura Sb 12, 13.16-19; Sl 85; rm 8, 26-27; Mt 13, 24-43

1º Esquema
Deixai crescer um ao lado do outro. Deus é paciente,e é essa paciência, ou clemência, como é dito no salmo, que faz com que a justiça seja feita no julgamento, a Providência de Deus intervém com sua justiça, quando se manifesta verdadeiramente aquilo que o ser humano é, como na primeira leitura, até os atos maus dos ser humano, servem para mostrar a bondade de Deus, quanto a nós não entendemos muita coisa, como os empregados da parábola, por isso que Espírito mova nosso coração para entender e se não entregarmos a nossa vida à Justa Providência de Deus.


2º esquema
O reino de Deus é como a semente de mostarda. Deus age, o seu reinado sobre o mundo, é a partir de pequenos sinais, pequenas moções do Espírito Santo em cada um de nós, essa ação em cada ser humano produzirá o arvoredo da Igreja, a ação misteriosa de Deus, e como na primeira leitura, Deus age com clemência, e quer que cada um de seus filhos sejam justos. Por isso, Deus é bom, clemente e fiel, e age assim na sua criação.

3º esquema
O Reino de Deus é como fermento, o fermento age corrompendo a massa, a partir de dentro, o cristão pela sua justiça recebida de Deus, vai transformando a si mesmo e a sociedade, se torna fermento no mundo, e mesmo diante da maldade do outro, esse fermento deve continuar agindo. Que o Espírito venha em socorro de nossa fraqueza para cada um de nós seja sinal do Reino de Deus no mundo, e demonstre que Deus é justo, clemente e fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário